Noticias Sul da Bahia

Vigilância em Saúde apresenta ações desenvolvidas em Itabuna em seminário

As ações desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabuna serão apresentadas nesta terça-feira, dia 14, a partir das 13h, durante a realização do 1º Seminário da Vigilância em Saúde (VSA).

Sob o tema “Desafios da Vigilância em Saúde no Enfrentamento das Arboviroses e Desastres Ambientais”, o evento acontece no Teatro Municipal Candinha Dória.

Os dados estatísticos serão apresentados pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes. Na sequência, a mestre e doutorando em Biotecnologia de Microorganismos Marcella Barreto vai falar sobre o enfrentamento da Vigilância em Saúde nas arboviroses.
Na palestra, a biomédica fará um paralelo entre as divisões do departamento e as áreas de pesquisa científica voltadas para o combate às arboviroses: dengue, chikungunya e zika vírus, febre amarela, etc.

Já o coordenador municipal da Defesa Civil, o doutor em Geologia Kaique Brito vai falar sobre a vulnerabilidade ambiental em momentos de cheias, como águas contaminadas e proliferação de doenças, além dos problemas socioambientais em momentos de seca.

Quem encerra o evento, com a última palestra, é a enfermeira assistencial da Vigilância Epidemiológica, Flávia de Lima Moraes, que falará sobre o enfrentamento da Vigilância em Saúde nas pós-enchentes e seca no município.

Ao comentar sobre as ações do seu departamento, a diretora Maristella Antunes explicou que a vigilância em saúde é um processo contínuo de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde.

“É fundamental que a VISA esteja em todos os níveis da atenção em saúde, já que a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde engloba diversos setores”, frisou a diretora.

 


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo