Noticias Brasil

Veja os destaques do discurso em que Putin alertou Ocidente para guerra nuclear

O presidente Vladimir Putin fez, nesta quinta-feira (29), seu discurso anual no Parlamento russo, dando atualizações sobre a guerra na Ucrânia, as capacidades nucleares de Moscou, a economia russa e as relações com o Ocidente.

O discurso de cerca de duas horas aconteceu há duas semanas da eleição presidencial, na qual se espera que Putin ganhe outro mandato de seis anos de forma esmagadora.

Aqui estão os destaques do seu discurso, que foi proferido a membros de ambas as câmaras do parlamento, funcionários do Estado, comandantes militares e soldados.

Guerra na Ucrânia

“Hoje, quando a nossa pátria defende a sua soberania e segurança e protege as vidas dos nossos compatriotas em Donbass e Novorossiya [regiões da Ucrânia que a Rússia afirma ter anexado], o papel decisivo nesta luta justa pertence aos nossos cidadãos, à nossa unidade, devoção ao nosso país natal e responsabilidade pelo seu destino.”

“Não começamos esta guerra no Donbass. Como já disse muitas vezes, faremos tudo para acabar com ela, para erradicar o nazismo. Para cumprir todas as tarefas da operação militar especial. Para proteger a soberania e a segurança dos nossos cidadãos.”

“As capacidades de combate das forças armadas aumentaram de forma multifacetada. As nossas unidades mantêm firmemente a iniciativa [na Ucrânia]. Estão avançando com confiança em uma série de direções operacionais, libertando novos territórios.”

Diálogo com Washington

“A Rússia está pronta para dialogar com os Estados Unidos da América sobre questões de estabilidade estratégica.”

“Tem havido cada vez mais acusações infundadas contra a Rússia, por exemplo, de que alegadamente vamos implantar armas nucleares no espaço. Tal insinuação, que nada mais é do que insinuação, é um estratagema para nos levar a negociações nos seus termos, que são favoráveis apenas para os Estados Unidos.”

“As palavras das atuais autoridades americanas sobre o seu alegado interesse em negociações conosco sobre questões de estabilidade estratégica são demagogia. Elas simplesmente querem mostrar aos seus cidadãos e a todos os outros que ainda governam o mundo.”

Ameaça de guerra nuclear

“O Ocidente provocou o conflito na Ucrânia, no Oriente Médio, em outras regiões do mundo, e continua a mentir, sem qualquer constrangimento, dizendo que a Rússia alegadamente pretende atacar a Europa.”

“Tem-se falado sobre a possibilidade de enviar contingentes militares da Otan para a Ucrânia. As consequências para possíveis intervencionistas serão trágicas.”

“Eles precisam entender que também temos armas que podem atingir alvos no seu território. Tudo isto ameaça realmente um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização.”

“É seriamente necessário fortalecer os agrupamentos [de tropas] na direção estratégica ocidental para neutralizar as ameaças associadas à próxima expansão da Otan para o leste: levar a Suécia e a Finlândia para a aliança.”

Mísseis e a corrida armamentista

“As forças nucleares estratégicas estão em estado de total prontidão para uso garantido.”

“O sistema da aeronave hipersônica não apenas foi colocado em serviço, mas também está sendo usado com alta eficiência para atingir alvos particularmente importantes no decorrer da operação militar especial.”

“O complexo marítimo hipersônico Zircon também já foi usado em batalha. As unidades hipersônicas de alcance intercontinental Avangard [e] os sistemas laser Peresvet estão em serviço de combate. Os testes do míssil de cruzeiro de alcance ilimitado Burevestnik estão sendo finalizados. E o veículo subaquático não tripulado Poseidon. Os primeiros mísseis balísticos pesados ​​Sarmat produzidos em massa foram entregues às tropas.”

“O Ocidente está tentando nos arrastar para uma corrida armamentista. Eles estão tentando nos desgastar, repetindo o truque que conseguiram [realizar] com a União Soviética na década de 1980.”

“Portanto, a nossa tarefa é desenvolver o complexo industrial de defesa [e] o potencial científico, tecnológico e industrial do país.”

Política da Rússia

“O sistema político da Rússia é um dos pilares da soberania do país. Não permitiremos que ninguém interfira nos nossos assuntos internos.”

“O chamado Ocidente, com o seu comportamento colonial e o seu hábito de fomentar conflitos nacionais em todo o mundo, procura não apenas travar o nosso desenvolvimento – em vez da Rússia, eles querem um lugar dependente, em declínio e moribundo, onde possam fazer o que quiserem.”

Economia da Rússia

“No ano passado, a economia da Rússia cresceu a uma taxa superior à economia mundial. Hoje, a Rússia é a maior economia da Europa em termos de produto interno bruto, em termos de paridade de poder de compra, e a quinta maior do mundo.”

“Hoje, a participação das indústrias não relacionadas com recursos na estrutura de crescimento ultrapassa seguramente os 90%. A economia está tornando-se mais complexa, mais tecnológica e, portanto, muito mais sustentável.”

Pobreza e apoio social

“O problema da pobreza ainda é grave, afeta agora diretamente mais de 9% da população. E entre as famílias numerosas a taxa de pobreza é superior a 30%.”

“Precisamos de um trabalho constante para melhorar a qualidade de vida das famílias com crianças e apoiar a natalidade. Para isso vamos lançar um novo projeto nacional denominado ‘Família’.”

“Proponho ajuda adicional aos súditos da Federação onde a taxa de natalidade está abaixo da média nacional. Até o final de 2030, alocaremos pelo menos 75 bilhões de rublos (R$ 4,1 bilhões) para essas regiões.”


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo