Noticias Bahia

Unindo Saúde e Agricultura Familiar corrida reúne atletas e amantes do esporte em Salvador

Neste sábado (2), o Jardim de Alah, na orla de Salvador, foi palco da corrida ‘Amo Correr’, um evento que vai além do mundo esportivo, promovendo a conexão entre a prática esportiva, a alimentação saudável e a valorização da agricultura familiar. A iniciativa faz parte das atividades de divulgação da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá de 13 a 17 de dezembro no Parque Costa Azul, também na capital baiana.

A corrida, que envolve a participação de atletas e amantes do esporte, teve como propósito enfatizar a importância das escolhas alimentares conscientes, destacando os produtos mais saudáveis e livres de agrotóxicos provenientes da agricultura familiar. Com um percurso de cinco quilômetros, os participantes foram recebidos na linha de chegada com medalhas e um café da manhã composto por produtos da agricultura familiar, tudo ao som de uma animada banda de fanfarra.

Essa ação é resultado da parceria entre o Governo do Estado, representada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Assessoria Nacional de Treinos de Corrida – Corrida Perfeita, e envolve não apenas a promoção da prática esportiva, mas também a conscientização sobre a importância de uma alimentação mais saudável e do apoio à agricultura familiar.

Jackson Borges, analista de sistemas e também corredor, foi o primeiro da linha de chegada. Ele conta que pesava 102 quilos e foi com reeducação alimentar que mudou de vida. “A agricultura familiar é muito importante. Hoje em dia a gente precisa focar na saúde, com alimentos mais saudáveis. Corri nessa ação com muita satisfação”.

Rosângela Sousa da silva, agente de Saúde, foi a primeira mulher a chegar. “Comecei a correr com meus irmãos durante a pandemia, porque as academias estavam fechadas. E aí estamos hoje correndo e amando. Como agente de Saúde, formada em Saúde Coletiva, ela afirmou que saúde é vida. E, agora, com a agricultura familiar, fica tudo de bom! Foi show de bola”.

Tradição e Esporte na 14ª Feira Baiana

Durante a corrida ‘Amo Correr’, foi anunciado o lançamento da ‘Corrida do Cuscuz’, que chega à sua terceira edição e está programado para o próximo sábado, dia 9 de dezembro, como parte integrante da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Esse evento anual se tornou uma tradição, não apenas uma competição esportiva, mas também um elo entre o esporte e a riqueza cultural alimentar, com destaque para o cuscuz, um ícone da culinária nordestina. As inscrições serão anunciadas por meio do Instagram carbahia_ e do site www.car.ba.gov.br.

Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

A 14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). O evento destaca o potencial da agricultura familiar, promovendo o consumo consciente e sustentável, além de fornecer espaços de interação e comércio direto entre produtores e consumidores.

Fonte: Ascom/CAR


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo