Noticias Bahia

Sudesb garante passagens aéreas para a disputa de 14 atletas baianos em competições nacionais

Nesta semana, 14 atletas baianos estarão competindo em torneios nacionais de judô, karatê, skate, futebol de cegos e paradesporto, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da concessão de passagens aéreas.

Dois jovens judocas vão representar a Bahia na Seletiva Nacional Sub-18 entre esta quinta-feira (30) e domingo (3), em São Paulo, onde já se encontram. Maria Helena Dourado, 14, disputa a classe sub-15 -70 kg, após acumular nove títulos baianos neste ano e o 2º lugar no regional III do Campeonato Brasileiro Região III 2023, realizado em abril no Espírito Santo.

O 1º colocado do ranking estadual na classe 18 na categoria -80 kg, Arthur Figueiredo, 16, vai em busca do primeiro título nacional. Ele já participou do Campeonato Brasileiro Sub-21 realizado na Arena de Esportes da Bahia, em agosto e conquistou o terceiro lugar na competição regional em solos capixabas neste ano. No circuito baiano de 2023 da categoria sub-18, ele conquistou oito medalhas de ouro e uma de bronze, além de mais seis medalhas competindo na categoria sub-21: duas de ouro, uma de prata e três de bronze.

Karatê

Os demais representantes baianos nos esportes de luta são Esther Silva, 9 anos, e Marcio Silva, de 12 anos e portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles e mais dois acompanhantes viajam nesta quarta-feira, 30, para as lutas do Campeonato Pan-Americano WKC de Karatê em Olinda, em Pernambuco, no final de semana.

Skate

Como parte do calendário oficial da Confederação brasileira de Skateboarding (CBSK), que visa definir os campeões brasileiros e os classificados para eventos internacionais, o Campeonato Brasileiro de Skate Street Amador vai contar com três skatistas baianos em Santos entre os dias 4 a 10 de dezembro e o da variação Park, em Curitiba, terá cinco representantes baianos durante os dias 14 a 17 de dezembro.

Destes, quatro estão viajando com apoio da Sudesb: Rafael Paiva e Jeferson de Jesus para Santos; e Wesley Lucas e José Oliveira para Curitiba. Os demais atletas são João Krauss para Santos e Letícia Borges, Osmar Nakad e Jalisson Reis para Curitiba.

Paradesporto

Completando a lista dos baianos, a equipe do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), composta por 14 atletas, dos quais quatro com apoio da Sudesb, viaja neste sábado (2), para São Paulo, onde disputam a Copa do Brasil de Futebol de Cegos Série B no Centro de Treinamento Paralímpico entre 3 e 7 de dezembro. Além deles, Jardel Moura e Ivanildo Oliveira viajam nesta sexta-feira (1), para Londrina, no Paraná. Eles vão competir na Surdolímpiadas Nacional 2023.

Fonte: Ascom/Sudesb


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo