Noticias Bahia

SDE participa do Hydrogen Dialogue 2023

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou do Hydrogen Dialogue 2023, evento que reuniu especialistas para discutir tecnologias inovadoras, debater estratégias para impulsionar a produção de Hidrogênio Verde (H²V) e promover parcerias para acelerar a transição energética global. No encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (6) e quinta-feira (7), em Nuremberg, na Alemanha, a pasta foi representada pela Diretoria de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis.

Presente no Hydrogen Dialogue, o diretor da SDE, Tarcísio Branco, destacou a importância do evento e o objetivo de trazê-lo para o estado em 2024. “O nosso objetivo é acompanhar os desafios e debates internacionais da montagem e viabilização da cadeia comercial do Hidrogênio Verde. A meta é levar a discussão para a Bahia e mostrar todo nosso potencial para o mundo. O Estado pode e deve ser um grande hub que irá oferecer energia barata para instalação de indústrias, para produção de produtos verdes, diminuindo a pegada de carbono para alcançar zero emissões”, disse.

Ele também ressaltou o protagonismo da Bahia com relação ao tema. “O secretário Angelo Almeida está empenhado em cumprir a missão dada pelo governador Jerônimo de colocar a Bahia no centro desse debate. Temos as condições naturais, políticas, técnicas e acadêmicas necessárias”, finalizou, destacando que a Bahia é o primeiro estado do mundo a lançar o Atlas do Hidrogênio Verde.

H²V Atlas Bahia

O Governo do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), através do Senai Cimatec lançou no último sábado (2) o primeiro Atlas de Hidrogênio Verde do Mundo. O ato aconteceu no stand da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. A publicação apresenta um mapeamento detalhado das potencialidades para a produção de hidrogênio verde no Estado, explorando recursos renováveis para sua geração, consolidando a Bahia como referência global no setor de energias limpas.

A oportunidade também serviu para apresentar aos investidores internacionais o potencial baiano para a produção desse novo tipo de energia limpa, com alto capacidade de contribuição no combate às mudanças climáticas.

Fonte: Ascom/SDE


Source link

Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button