Noticias Bahia

SDE celebra posse da nova diretoria do SINDIMIBA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), esteve presente na posse da nova diretoria do Sindicato de Mineração na Bahia (SINDIMIBA), referente à gestão de 2024-2028, realizada nessa sexta-feira (19), em Salvador. Na solenidade, diversas autoridades institucionais e políticas celebraram a nova gestão junto ao sindicato.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues e o secretário da pasta, Angelo Almeida, o novo superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Luciano Giudice, destacou a importância do setor de mineração na Bahia. “Falar da mineração do estado é, sem dúvidas, motivo de honra e orgulho para todos nós. Estamos falando de um setor com números importantíssimos para a nossa economia, com grande representatividade no nosso PIB, com arrecadação expressiva de impostos, seja pela comercialização de seus bens minerais ou na aquisição de seus insumos operacionais. Não podemos deixar de citar os mais de 15 mil postos de trabalho diretos e 180 mil famílias impactadas pela sua atuação”, pontuou.

Foto: Mário Marques/SDE

Ainda em sua fala, Giudice celebrou a posse da nova diretoria. “Em nome do nosso governador e do nosso secretário, parabenizo o presidente Sandro Magalhães, desejo-lhe muito sucesso na condução do SINDIMIBA, transmitindo a certeza de que o trabalho trará relevantes vitórias para o setor. Colocamos o Governo da Bahia à disposição para estarmos ao lado e unidos ao sindicato e empresas da mineração baiana, buscando sempre aproveitar o imenso potencial e a diversidade mineral baiana”, disse.

Sob a liderança da nova gestão, o presidente do SINDIMIBA, Sandro Magalhães, assumiu o compromisso com o desenvolvimento econômico da Bahia. “O nosso propósito é mostrar o quanto a mineração evoluiu e segue transformando a vida de pessoas, incentivar a integração e o associativismo entre as empresas do negócio mineração e a FIEB, atraindo investimentos e respeitando o meio ambiente através das melhores práticas da indústria”, afirmou. 

Foto: Mário Marques/SDE

Sobre o SINDIMIBA 

Fundado em janeiro de 2010, o SINDIMIBA representa e coordena as grandes empresas da indústria extrativa mineral do estado, tendo por finalidade a interlocução positiva e participativa entre seus associados e os poderes públicos, associações, entidades e a comunidade, especialmente dos locais onde estão as mineradoras. Está representado por dois delegados no Conselho de Representantes da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e atualmente engloba 13 grandes empresas associadas, com atuação em diversas áreas extrativas mineral como o ouro, níquel, vanádio, ferro, cromita, magnesita, dentre outros tipos de minérios.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o estado alcançou R$ 9,7 bilhões de faturamento com a mineração no último ano e, até 2028, serão investidos US$ 9 bilhões na mineração da Bahia, cerca de 16% do total de investimentos do setor no Brasil.

Fonte: Ascom/SDE


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo