Noticias Brasil

Rússia pode adotar medidas de dissuasão nuclear se os EUA implantarem mísseis na Europa, diz Lavrov

A Rússia pode tomar medidas na área de dissuasão nuclear se os Estados Unidos implantarem mísseis de alcance intermediário e curto na Europa e na Ásia, relatou a agência de notícias russa RIA nesta quinta-feira (30), citando o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

A dissuasão nuclear é uma estratégia de segurança que envolve um potencial ou efetivo uso de armas nucleares para dissuadir um potencial adversário de tomar determinadas ações. Essa não é a primeira vez que a Rússia faz essa ameaça.

No começo deste mês, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse que o país está alertando seus adversários ocidentais de que se sente obrigada a aumentar sua dissuasão nuclear devido ao que vê como uma “escalada” em curso.

Rússia vê F-16 como sinal “nuclear”

Em entrevista nesta quinta-feira (30) à RIA, Sergei Lavrov também disse que a Rússia considera o fornecimento planejado de caças F-16 à Ucrânia como uma “ação sinalizadora” da Otan na área nuclear.

“Eles estão tentando nos dizer que os Estados Unidos e a Otan não iriam parar diante de nada na Ucrânia”, disse Lavrov depois de observar que os caças F-16 tinham capacidade nuclear.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo