Noticias Bahia

Programa Conecta Bahia chega ao município de Macarani

Promover a inclusão digital ao oferecer acesso gratuito à internet. Esse é o objetivo principal do Conecta Bahia, programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Nessa sexta-feira (1º), o sinal chegou em mais um interior baiano, o município de Macarani. O ponto de Wi-Fi gratuito pode ser acessado na Praça Paulo Lacerda, no Centro. A iniciativa tem o investimento de R$ 11,2 milhões e já chegou em mais de 180 cidades, totalizando 375 pontos instalados.

Ao disponibilizar Wi-Fi gratuito nas praças públicas da Bahia, a Secti contribui para diminuir as desigualdades sociais, uma vez que nem todos dispõem dos recursos necessários para adquirir planos de dados. No momento, a pasta está empenhada em ampliar a iniciativa, que faz parte do Programa Bahia Mais Inovadora, levando conectividade não apenas a áreas urbanas, mas também a distritos remotos, povoados, comunidades tradicionais e povos originários do estado da Bahia.

Marcius Gomes, chefe de Gabinete da Secti, ressalta que o Conecta pode mudar a vida da população. “Feliz por estar entregando o Conecta Bahia na cidade de Macarani. Essa é uma política que garante o acesso à internet para pessoas que têm dificuldade em contratar um pacote de dados. Que esse Wi-Fi na praça pública permita que as pessoas dialoguem com os serviços públicos do governo e possam transformar seu cotidiano e a relação com a tecnologia”.

Para Selma Souto, prefeita de Macarani, a chegada do Conecta representa um avanço para a cidade. “A internet se tornou essencial na vida de todos, desde quem mora na zona rural até na cidade. E quando falamos de internet gratuita, é só alegria. Tenho muita gratidão a esse Programa que contemplou Macarani. É gratificante ver a tecnologia chegando em nosso município de maneira gratuita, especialmente nesta praça que está situada em um polo educacional com quatro colégios nas proximidades. Os estudantes, com certeza, serão beneficiados”, projeta.

A estudante Sabrina Rocha, moradora da região, salienta que a internet gratuita vai ajudar as pessoas que não podem pagar pelo serviço. “Para aqueles que não têm acesso à internet, que não têm dinheiro para instalar em casa, acredito que o Conecta seja uma excelente ideia. Se a pessoa não puder contratar Wi-Fi, pode utilizar este serviço para resolver alguma questão, estudar, entre outras atividades”. Na inauguração estiveram presentes o deputado estadual e líder do governo na Alba, Rosemberg Pinto, a Diretora de Políticas e Programas da Secti, Sahada Luedy, as vereadoras de Macarani, Pauline Porto e Professora Dila e outras autoridades.

Fonte: Ascom/Secti


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo