Noticias Sul da Bahia

Prefeitura vai vacinar profissionais de clinicas veterinárias contra a pré-exposição da raiva humana

A prefeitura de Itabuna vai cadastrar profissionais que trabalham em clínicas veterinárias e em pets shop para a imunização contra a pré-exposição à raiva humana. A ação é uma iniciativa da Coordenação da Rede de Frio do Departamento em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

O cadastramento começou nesta quarta-feira, dia 1º, e vai se estender até o próximo dia 13. Até lá as empresas devem enviar dados dos profissionais contendo: nome completo, CPF, função que exerce no estabelecimento, número de telefone para agendamento e o cronograma de vacinação.

As informações devem ser enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde pelo correio eletrônico (email) viepraivahumana@gmail.com.
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, informou que após a elaboração do cronograma, os profissionais serão convocados para comparecerem na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), na Praça João Pessoa, no centro da cidade, para serem imunizados.

Ela alertou sobre a importância do comparecimento de funcionários de clínicas veterinárias e pets shops que devem ficar atentos às datas e o horário do agendamento porque o imunizante depois de aberto deverá ser utilizado integral e imediatamente.

“As pessoas que se comprometerem a receber a dose da vacina, devem cumprir os prazos determinados para a aplicação do imunizante, assim como para a coleta da sorologia”, reforçou Camila.

A coordenadora reforça a importância de as clinicas e pets shop enviarem a relação dos funcionários que trabalham com animais de estimação para o cadastramento e posterior vacinação com pre-exposição para o atendimento antirrábico. Ela adiantou que serão aplicadas duas doses da vacina e, após o término do ciclo vacinal, será realizado o exame de sorologia.

Segundo Camila Brito, é esse exame que vai dizer se o profissional adquiriu anticorpos contra a raiva. “Na perspectiva de um futuro acidente, ele já estará protegido. Mas, para isso é preciso que esteja previamente imunizado”, afirmou.

Por último, a coordenadora da Rede de Frio disse que a iniciativa de Itabuna em imunizar os profissionais de clínicas veterinárias e pets shop é ação inovadora e de grande importância para garantir a saúde dos profissionais que lidam com animais domésticos, como também da população. “Se trata de uma questão de saúde pública”, finalizou.

 

Legenda: Vacinação de profissionais de clínicas veterinárias e pets shop contra pré-exposição contra raiva – Foto arquivo


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo