Noticias Sul da Bahia

Prefeitura realiza 2º Seminário sobre Políticas de Equidade em Saúde de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna realiza nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a 2ª edição do Seminário sobre Políticas de Equidade em Saúde “Nós Somos, Nós SUS: muitas vozes, uma ciranda”.

O evento, que tem como tema “Equidade: tecendo a justiça social no SUS” é coordenado pelo Departamento de Atenção Primária e pelo Grupo de Trabalho (GT) de Políticas de Equidade no SUS da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do 2º Seminário sobre Políticas de Equidade em Saúde, que conta com a colaboração de instituições parceiras como a UESC, UFSB, Afya e Anhanguera, é cumprir o princípio da equidade a partir da implantação de ações voltadas para o cuidado à saúde de grupos específicos como populações LGBTQIA+, negra, em situação de rua, cigana e os povos de terreiros. Nesta edição, também contou com a presença do representante da Secretaria de Saúde da Bahia, Antônio Purificação, coordenador de Promoção da Equidade em Saúde, da Diretoria de Gestão do Cuidado.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressaltou o pioneirismo do município em realizar pelo segundo ano consecutivo o Seminário sobre Políticas de Equidade em Saúde. “A presença de um representante da SESAB atesta esse pioneirismo de Itabuna ao tratar sobre um assunto tão importante. A primeira edição do seminário rendeu inclusive uma exposição que foi apresentada e muito bem avaliada no Congresso Nacional de Secretários Saúde, que ocorreu em Goiânia”, disse.

A enfermeira Dayse Santos, Apoiadora Institucional e Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Políticas de Equidade em Saúde na Atenção Primária à Saúde, lembrou que o município vem avançando com o mapeamento das populações específicas de forma muito positiva. Agora, no último ano, o foco está no avanço, manutenção e monitoramento desse processo. “Precisamos avançar em nosso território como um todo, conhecendo e identificando essas pessoas. Nesses dois dias de Seminário, vamos trabalhar as representações específicas por cada política. Pensar nas capacitações para cada política e nas ações a serem incluídas na programação anual em 2024”, informou Dayse Santos.

Na manhã desta terça-feira, entre os temas abordados nas palestras estavam “Saúde, Direito de Todas,Todos e Todes e Dever do Estado”, com Alessandra Borges, coordenadora do GT Saúde Mental do NRSSUL e Docente Afya Itabuna – Medicina e “Políticas de Equidade em Saúde com ênfase nas questões étnico-raciais e de gênero, com Antônio Purificação”, da SESAB, e “Saúde dos Povos Ciganos”, com Dayse Santos, da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo