Noticias Sul da Bahia

Prefeitura promove mutirão para reforçar o combate ao mosquito da dengue em Itabuna

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, quer manter o controle das arboviroses em Itabuna e não tem medido esforços para garantir que o mosquito Aedes aegypti não se reproduza mesmo com as altas temperaturas do fim da primavera e início do verão.

Nesta sexta-feira, dia 24, por exemplo, Agentes de Combate às Endemias começaram o dia com um mutirão, no Bairro de Fátima, com foco na educação ambiental e controle do mosquito. A ação contou com a participação de 18 profissionais liderados pela coordenação do Programa de Combate às Endemias.

As equipes foram distribuídas por diversas ruas do bairro, onde realizaram visitas domiciliares e orientaram os moradores sobre forma simples de identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas. O trabalho de campo incluiu ainda o bloqueio de focos com inseticida em casas onde houve suspeita de casos de dengue.

“Essa atividade impede que o mosquito sobreviva, no caso de existir algum criadouro, mesmo em algum cantinho escondido”, conforme explicou a chefe do Programa de Endemias da Prefeitura de Itabuna, Lucimar Santos Ribeiro.

Ela reforçou a importância do mutirão ao justificar que o principal objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da dengue, uma doença que aparentemente é simples, mas que pode matar.

“Nosso trabalho, além de combater o mosquito da dengue, é também de orientar as famílias de forma simples e fazer com que todos possam ajudar o município nessa luta por meio de medidas rotineiras, como o descarte correto dos recipientes que podem acumular água”, relatou.

A chefe do Programa de Endemias disse que Itabuna tem seguido as recomendações do Ministério da Saúde no controle e no combate ao Aedes aegypti e lembrou que no último dia 18, aconteceu o Dia Nacional de Combate à Dengue, quando houve ação em várias partes do país

Em Itabuna, que já promove atividades rotineiras para o combate às arboviroses, as ações têm sido diárias, entre segunda e sexta-feira. “O mutirão de hoje só veio reforçar as ações que já realizamos no dia a dia”, frisou

Para concluir Lucimar informou que em períodos de chuvas e sol, como ocorre com frequência em Itabuna, o clima se torna propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Então, é muito importante que a população nos ajude nessa difícil tarefa de zerar os casos de dengue e demais arboviroses”, apelou.

Legenda Mutirão: promove ação educativa e de combate ao mosquito Aedes aegypti no Fátima – Fotos Hélio Fonseca (1)


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo