Noticias Sul da Bahia

Prefeitura investe para garantir educação eficiente na rede municipal em Itabuna

Com o objetivo de avaliar e identificar dificuldades no aprendizado, minimizar o baixo índice de reprovação, além de melhorar a qualidade do ensino na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal da Educação promove semanalmente um plantão pedagógico com a equipe técnica e gestores das escolas. A cada edição participam representantes de quatro a seis unidades escolares.

A diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação, Eiloenai Santos de Santana Farias, explicou que o plantão serve para avaliar dados como o nível de aprendizagem e as dificuldades dos alunos, principalmente nas áreas da Língua Portuguesa e de Matemática. Também há a apresentação de propostas pela equipe pedagógica para melhorar o ensino aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.

“O plantão pedagógico é um momento de socialização, de escuta e de sugestões por parte de educadores da Secretaria Municipal da Educação e dos gestores para se avaliar como o município deve intervir para melhorar o índice e diminuir as dificuldades encontradas por nossos alunos em sala de aula”, justificou a diretora.

Ela contou que o plantão pedagógico é uma ação pioneira na Rede Municipal de Ensino e surgiu a partir de uma prova realizada em junho deste ano com os mais de 19 mil alunos matriculados no município de Itabuna. As provas foram avaliadas pelas coordenações da Secretaria da Educação e devolvidas para os alunos.

A diretora do DEB informou ainda que durante as etapas das provas, foram trabalhadas questões objetivas e subjetivas e no componente da Língua Portuguesa, por exemplo, foram avaliados se os alunos apresentaram escrita alfabética ou não, concordância verbal, entre outros. Também foram consideradas a proficiência com a análise dos indicadores e a frequência do aluno em sala de aula.

A professora Elioenai Farias disse que promover um plantão pedagógico não é uma tarefa fácil. Envolve tempo, conhecimento, organização e principalmente, dedicação integral do educador.

“Mas reafirmamos o compromisso do prefeito Augusto Castro em fazer o diferencial por uma educação de qualidade na Rede Municipal de Ensino, aliado ao esforço e a dedicação de nossa equipe técnica que trabalha diuturnamente para um ensino-aprendizagem eficiente na educação pública do município”, concluiu a diretora da Educação Básica.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo