Noticias Sul da Bahia

Prefeitura e CERPAT lançam o Dezembro Vermelho em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna em conjunto com o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, e as organizações não-governamentais Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA), Grupo Humanus e o Movimento Nacional das Cidadãs Positivas realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 1º, uma mobilização de conscientização da prevenção e tratamento à AIDS no lançamento do Dezembro Vermelho.

A ação aconteceu em três pontos de grande fluxo de pessoas na área central da cidade: praças Adami e Otávio Mangabeira e Avenida Juracy Magalhães. Nesses locais foram distribuídos preservativos de uso interno e externo, ou seja, masculinos e femininos, gel lubrificante e panfletos educativos para a população.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, durante todo o mês de dezembro haverá ações educativas na prevenção e tratamento da AIDS e ISTs nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e nas instituições de ensino municipal.
Lívia destaca a luta de combate à AIDS no município e a importância de trabalhar em parceria com outras entidades em questões tão sensíveis como a prevenção e tratamento das DSTs, em especial a AIDS e conscientizar o itabunense de como evitar a contaminação e autoproteção.

“Na verdade, temos aqui instituições como as ONGs que são bastante atuantes nessa luta de conscientização e estamos sempre discutindo qual a melhor maneira de fazer um movimento conjunto para atender os anseios e às necessidades dessa parcela da população” afirmou a secretária.

Atualmente, o CERPAT presta assistência a cerca de 2.800 pessoas para tratamento de HIV, sendo 162 diagnósticos somente em 2023. Para Fernanda Barros, coordenadora do CERPAT a mobilização tem como maior objetivo educar a população a respeito da prevenção e do tratamento das DSTs, HIV, AIDS, além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para a efetividade do tratamento.

Para as pessoas que desejam realizar o teste de HIV e ter mais conhecimento na prevenção e tratamento das DSTs, o CERPAT funciona na Rua Manoel Fogueira, nº167, Centro. Os atendimentos começam a partir das 7 h e vão até as 17 horas de segunda a sexta-feira.

Legenda: Prefeitura e CERPAT lançam o Dezembro Vermelho com ações no centro de Itabuna. Fotos: Pedro Augusto.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo