Noticias Sul da Bahia

Prefeitura de Itacaré realiza visita ao Assentamento Pancada Grande para encaminhamentos do turismo de base comunitária

Um dia bastante especial esta terça-feira, 31de outubro, a Prefeitura Municipal realizou uma visita técnica no Assentamento Pancada Grande, onde está sendo desenvolvido o turismo de base comunitária.

Durante as atividades foram realizadas caminhadas em trilhas até a bela cachoeira da comunidade, diálogos sobre as diversas possibilidades de fortalecimento do turismo de base comunitária e rural em Itacaré e visita ao Centro Multiuso; projeto do Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, que contará com cozinha, escritório, espaço de produção de polpas de frutas e chocolate, além de uma loja para venda dos produtos da agricultura familiar dos assentados.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Marcos Japu, proporcionar para Itacaré, para diversas localidades rurais, ribeirinhas, comunidades quilombolas, distritos e povoados, o Turismo de Base Comunitária, de certa forma é criar melhores condições de trabalho e renda, para que as pessoas possam prosperar e viver com dignidade, melhorando as condições de vida em famílias.

A visita organizada pela secretaria de Turismo e Cultura, contou também com a participação do Vice-prefeito Genilson Souza; das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Comunicação; da Sala do Empreendedor; Da CAR Regional; do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação; dos fazedores de turismo de Itacaré como a Associação de Condutores de Visitantes de Itacaré (ACVI), Ertour, Portal da Concha, Conexão Itacaré e Itacaré Adventuri, tornando assim, uma construção feita às várias mãos para impulsionamento, expansão e fortalecimento do turismo de Itacaré.

UM TURISMO DE VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIAS

“O Turismo de Base Comunitária é uma imersão, uma experiência sensorial, uma excelente alternativa para os turistas e visitantes de Itacaré, se trata de uma reconexão com a natureza e contato com o modo de vida de outras comunidades. Envolver os fazedores de turismo nesse processo, hotéis, pousadas, receptivos, guias e condutores turísticos, nos reflete o sentimento de pertencimento de cada colaborador, foi muito gratificante e um incrível aprendizado, esse é um dos compromissos da Gestão do Prefeito Antônio de Anízio, com o desenvolvimento local e a inclusão social” ressaltou Marcos Japu.

O secretário de Agricultura, Bubu, que também é uma das lideranças e fundador do Assentamento Pancada Grande, falou da alegria das pessoas da localidade vendo tudo isso acontecer, dos benefícios que os projetos levarão e que a comunidade está se preparando para receber os visitantes. “Isso é bom para a Pancada Grande e para todas as outras regiões rurais que também terão, em breve, o turismo de base comunitária, a partir do exemplo e referência da nossa comunidade”.

Ao longo da implantação do projeto a comunidade estará sendo preparada para receber os turistas, através de cursos e formações, principalmente envolvendo os mais jovens dentro deste processo.

Elias Jacob, chefe do escritório regional da CAR, ficou encantado com as belezas e potencialidades da comunidade e, ainda, ressaltou a importância do projeto do Centro Multiuso de base comunitária. “Este projeto leva dignidade, renda e vida melhor aos pequenos agricultores. Nesta unidade eles poderão produzir polpas, chocolate, vender seus produtos e oferecer aos visitantes uma experiência incrível de vivência e bem-estar” concluiu Elias.

Dentro destas vivências é possível citar a produção do cacau ao chocolate; passando pela plantação, colheita, quebra, secagem e produção do chocolate com o fruto; entre outras experiências como a produção da farinha, a degustação de uma tapioca, produzir um azeite de dendê, e diversas outras experiências que ficarão na memória de cada visitante.

E é nesta perspectiva que o vice-prefeito Genilson Souza, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Turismo propondo a visita com várias representações do setor turístico e acrescentou: “Com o turismo de base comunitária, estamos ofertando e descentralizando o maior vetor econômico do município e dando a oportunidade para as comunidades também se beneficiarem”.

Para finalizar, Liane Reis, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação, ressaltou a inovação da iniciativa, a importância dela para a hotelaria e alimentação, assim como para os moradores e visitantes da Pancada Grande.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo