Noticias Sul da Bahia

Prefeitura de Itabuna promove primeiro Encontro de Liderança Estudantil do município

Sob o tema “Liderança Estudantil: estudante ajudando a construir o diálogo e a democracia na escola” que aconteceu um encontro na manhã desta terça-feira (31), no Teatro Municipal Candinha Dória. Este primeiro evento fo, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação.

A ação teve como objetivo a formação de futuros líderes e profissionais conscientes dos valores sociais com características de destaques de liderança como: humildade, integridade e exemplos práticos do exercício da cidadania.

A gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem como compromisso o desenvolvimento social e coloca como base fundamental os pilares básicos da cidadania, a exemplo da valorização da educação.

“Educação é a base de tudo na formação cidadã e da família, na convivência e em todas as relações sociais. Qualquer país que deseja se desenvolver, precisa investir na educação”, disse o prefeito aos jovens durante o evento.

“Em Itabuna, encontramos uma situação difícil no passado com várias escolas sem reformas e sem ampliação. Por isso, buscamos requalificá-las para melhorar a qualidade do ensino com a ampliação oferta do material pedagógico e de mobiliários escolares. É verdade que fizemos muito, mas temos muito a fazer” destacou Augusto.

De acordo com o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, o cuidado e o diálogo com a juventude é o centro do projeto de cidade que o governo municipal desenvolve. E a educação é o eixo transformador que possibilita a formação de lideranças através de exemplos.

“A escola é um ambiente nosso. Se você cuida bem da escola onde você está, certamente vai conseguir impactar sua rua, o seu bairro e consequentemente a cidade. Se isso acontecer, com certeza faremos nosso país um lugar melhor. Por isso, acredito na força da juventude e na força da educação” afirmou Pinheiro.

Para além dessas ações, a Administração Municipal tem buscado criar áreas de convivência, com requalificação de praças e espaços de lazer e esportivos, a exemplo campos de futebol e areninhas, a volta dos Jogos Estudantis e do Campeonato Interbairros são formas de inclusão dos jovens em eventos sociais e esportivos.

A coordenadora da Equipe de Fortalecimento à Gestão Democrática, Inês Sobrinho destacou que o Encontro de Liderança Estudantil segue uma determinação do Regimento de Referência da Rede Municipal de Ensino que confere a todas as escolas do 1º ao 9º ano o dever de realizar eleições de suas lideranças e vice-lideranças e uma vez por ano deve realizar o encontro com os líderes eleitos em sala de aula.

Já os professores Evelize Souza e Alex, da Escola Margarida Pereira, afirmaram que o evento é importante para que o adolescente perceba a importância que tem na sociedade e também conseguir gerenciar possíveis crises no ambiente escolar, como também no seu cotidiano.

As estudantes Samile Vitória, da Escola Municipal Luiz Viana Filho, e Maria Kaliane, da Escola Municipal Flávio Simões falaram que eventos como esse são importantes para poder conhecer colegas de outras instituições e ainda líderes respeitáveis como o prefeito Augusto Castro e os secretários da Educação, Adriana Tumissa, e de Governo, Rosivaldo Pinheiro. “Foi uma experiência das mais inspiradoras”, concordaram.

Legendas: 1. e 2. Prefeitura de Itabuna promove primeiro Encontro de Liderança Estudantil do município 3. Prefeito Augusto Castro participou de Encontro de Liderança Estudantil. 4. Secretária da Educação, Adriana Tumissa, no Encontro de Liderança Estudantil.   5. Secretário Rosivaldo Pinheiro no Encontro de Liderança Estudantil – Fotos Pedro Augusto


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo