Noticias Sul da Bahia

Prefeitura de Itabuna incentiva participação no Programa Mais Saúde com Agente

[ad_1]

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) para que se inscrevam no Programa Mais Saúde com Agente do Ministério da Saúde, cujas inscrições se encerram na segunda-feira, dia 24.
Os cursos técnicos são desenvolvidos em parceria com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o Ministério da Saúde, as inscrições pelos ACS e ACE podem ser feitas por meio do endereço eletrônico: maissaudecomagente.ufrgs.br/inscrição. Ao todo, são 180 mil vagas destinadas a todo o Brasil e apenas as inscrições concluídas serão analisadas. Por isso, é necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado.

A proposta é atualizar a formação da categoria, de acordo com as novas atribuições da previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo condições para que os agentes analisem informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Segundo a diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, no ano passado 330 Agentes Comunitários de Saúde e 200 Agentes de Combate às Endemias concluíram, em setembro, os Cursos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, promovido pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Ministério da Saúde.

A cerimônia aconteceu no Teatro Candinha Dórea contando com a presença do prefeito Augusto Castro, da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, vereadores e familiares dos 510 agentes concluintes dos cursos, que também objetivam ampliar as habilidades de acolhimento para atendimento a populações vulneráveis, como a equidade de gênero, raça e etnia; saúde mental; e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

O Ministério da Saúde reforça que essa é uma estratégia inclusiva que forma agentes para atender especificidades das comunidades em que atuam, com o foco em atendimentos mais humanizados e assertivos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Click AQUI 

Legenda: A cerimônia de conclusãodo Mais Saúde com Agente conteceu no Teatro Candinha Dórea com a presença do prefeito Augusto Castro – Foto arquivo

[ad_2]
Source link

Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button