Noticias Sul da Bahia

Palestra sobre a saúde do homem e câncer de próstata abrem o Novembro Azul da EMASA para os colaboradores

Uma palestra para funcionários sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata marcou o início da campanha mundial Novembro Azul na Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA). O evento aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro São Lourenço.

A palestra foi ministrada por Brenda Ketlyn Silva, estudante do último ano de graduação em Enfermagem. A explanação que contou com projeções de slides ilustrando o funcionamento do órgão genital masculino, a importância da próstata e a enfermidade que o acomete.

De acordo com Ketlyn, o preconceito ainda é o maior dilema para que muitos homens façam o exame da próstata. “O câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais mata homens no Brasil e é uma doença silenciosa. Por isso, é importante a realização do exame preventivo que ainda é cercado de muito tabu e preconceito”, disse.

Segundo Branda Ketlen, a descoberta da doença na fase inicial apresenta mais de 90 por cento de chances de cura. “Diferentemente da mulher, o homem geralmente só busca a unidade de saúde, quando já está acometido da doença. A prevenção é a maior arma contra o câncer de próstata. O exame de toque retal não afeta a heterossexualidade de ninguém”, afirmou a palestrante.

Motorista de carro-pipa da EMASA Ângelo Sousa Santos, apelidado de Nelore, acompanhou atentamente a palestra e disse que pior que o exame, é encarar uma doença que pode levar a morte. “Converso sempre com os colegas que fazem piada com um exame tão necessário para a nossa saúde e dizem que não permitem que o médico faça o toque retal. Meu pai foi acometido por essa doença por fugir do exame. Pois asseguro: antes o toque, do que uma doença e a morte”, relatou

O Novembro Azul da EMASA é realizado pela psicóloga Erilania Melo e a assistente social Maria D’Ajuda Nascimento que integra a Coordenação Psicossocial da empresa de águas e saneamento. Depois da palestra, foi servido um café da manhã e houve a distribuição de brindes.

 


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo