Noticias Bahia

Notícias Adab Adab implanta novo Sistema de Defesa Agropecuária

[ad_1]

A partir do próximo dia 18 de Junho o Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (SIDAB) estará disponível para toda a cadeia produtiva baiana, em substituição ao Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC). Desde a suspensão da obrigatoridade da vacinação contra a Febre Aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) entrou em uma nova fase de suas atividades. Por isso, a partir do dia 13 de Junho, às 18 horas, o Siapec será desligado para o início do funcionamento do SIDAB no dia 18.

O Sistema foi desenvolvido para a emissão de documentos zoofitossanitários, apoio aos serviços de fiscalização e certificação de produtos industrializados feitos a partir da matéria prima animal. Com isso, toda uma cadeia  econômica e de saúde, que começa com o produtor no campo e vai até a mesa do cidadão, terá ainda mais confiabilidade, sanidade e segurança. “A Adab está vivenciando uma nova era e a implantação do SIDAB, há muito aguardada pelo setor produtivo, vem para ser mais um marco na história da instituição”, avalia o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, acrescentando que a defesa agropecuária da Bahia deve ser delineada de forma estratégica e diferenciada, dadas as especificidades da produção no Estado.

Implantação

O desenvolvimento de um sistema mais adequado às demandas do segmento começou na Agrodefesa de Goiás em 2011. À época a ferramenta goiana serviu de base para outras agências e se tornou padrão. Hoje, mais da metade das unidades da federação usa o mesmo sistema, adaptado ás suas especificidades. Por determinação do Governo  do Estado, a Bahia também adotou o novo modelo, implantando o SIDAB, mediante customizações e adaptações para atender às necessidades da defesa agropecuária baiana.

“Após um intenso trabalho conjunto entre o Setor de Tecnologia da Informação da Agrodefesa e o Núcleo de Informática da Adab, nos últimos dois anos,  o SIDAB entra em operação com 20 módulos que passarão por outras atualizações à medida em que as ações requeiram novos métodos de trabalho”, destaca a Assessora de Planejamento Estratégico, Christiane Castellucci. No último ano os técnicos da Adab buscaram soluções e realizaram um planejamento minucioso de adaptação à realidade da Bahia. Em janeiro de 2024 todo esse planejamento foi colocado em prática e em Junho a cadeia produtiva do agronegócio baiano terá o sistema disponibilizado para uso.

Avanço

Todo esse esforço traduz a vontade da Adab e o empenho do Governador Jerônimo Rodrigues em dotar a Agência com um sistema próprio, autonômo e independente, capaz de planejar e executar a defesa agropecuária na Bahia. “A partir de agora, os produtores terão segurança de dados, aprimoramento dos serviços, gestão dos negócios, além de controle e emissão de documentos com maior agilidade”, comemora o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola.

Segundo ele, este é mais um avanço para a Bahia, que vai oferecer à cadeia produtiva uma experiência mais eficaz, eficiente e dinâmica dentro da sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos. “Com o fluxo de trabalho já testado, o SIDAB seguirá evoluindo e responderá mais rapidamente à demanda do mercado, cada vez mais exigente e em constate crescimento”, finaliza o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Ascom Adab 12.06.24

Tel  (71) 3194-2044/2022/99948-8385

[ad_2]
Source link

Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button