Noticias Sul da Bahia

No Dia do Gari, pausa para reconhecer a importância do trabalho destes profissionais no cotidiano em Itabuna

A rotina dos profissionais que lutam diariamente para deixar a cidade limpa e conservada teve uma pausa, mesmo sendo essencial o seu trabalho sob sol e chuva. Mas 16 de maio é o Dia do Gari, que foi comemorado pela Prefeitura de Itabuna em conjunto com a concessionária Biosanear com um café da manhã com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD) e dirigentes da empresa.

Acompanhado pela secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, e pelo diretor do Departamento da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, o prefeito apresentou uma síntese das realizações da gestão, inclusive falou dos investimentos no transporte público com a renovação de 60% da frota de ônibus, na 1ª etapa, com a incorporação de 35 novos ônibus às linhas e itinerários com tarifa a R$ 3,70 e do projeto de substituição integral, com 100% de renovação até o final de julho.

Augusto Castro também discorreu sobre o Projeto Mais Água para a Cidade executado pela EMASA com o apoio da Prefeitura de Itabuna e do Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).

Citou o andamento da implantação de dois reservatórios de cinco milhões de litros de água no Loteamento Jardim Cordier, no Jaçanã, e outro. no Novo Lomanto, com três milhões de litros para atender pouco mais de 140 mil pessoas que passarão ter água nas torneiras todos os dias, encerrando o atual fornecimento pelo sistema de manobras, uma espécie de rodízio na distribuição de água.

Ele também se referiu às obras do Centro de Referência à Saúde da Mulher e das novas instalações da Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães, no antigo SESP, no centro de Itabuna, com pouco mais de 70% por cento concluídos, a conclusão da USF Antonio Menezes Filho, no Vila Anália, que será entregue nos próximos dias, e ao início das obras de reconstrução da UBS José Edites dos Santos, na Rua Floresta no São Caetano.

Já a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, fez um agradecimento aos profissionais da limpeza, varrição, poda, capina e desobstrução de redes de águas pluviais pela importância de seu trabalho na zeladoria da cidade.

“Vocês são responsáveis pelos esforços cotidianos da Prefeitura em manter a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Por isso, desejamos nesta data comemorativa dizer um muito obrigado”, sintetizou.

A comemoração do Dia do Gari foi instituída em 31 de outubro de 1962 para que a sociedade expressasse seu reconhecimento ao trabalho de mulheres e homens que são indispensáveis na manutenção e nos cuidados das cidades brasileiras.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, em 1976, que fundou a primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro.

 

Legenda: Prefeito Augusto Castro, secretária Sônia Fontes e dirigentes no café da manhã do Dia do Gari – Fotos: Alex de Souza


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo