Noticias Brasil

Lula chega à Arábia Saudita em busca de investimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã desta terça-feira (28) a Riade, capital da Arábia Saudita, no primeiro estágio de sua visita ao Oriente Médio.

Lula terá um encontro ainda nesta terça-feira com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país, Mohammed Bin Salman Al-Saud.

Os dois vão discutir possibilidades de investimentos sauditas no Brasil e um aumento do comércio entre os países, que atingiu o recorde de USD 8.2 bilhões em 2022.

Empresas brasileiras também têm planos para diversificar seus investimentos em território saudita.

Atrair investimentos para o Brasil, aliás, será uma das principais prioridades do presidente nas visitas à Arábia Saudita e ao Catar – para onde Lula embarca na quarta-feira (29).

Os sauditas já demonstraram interesse em investir nas áreas de energia renovável e proteína animal no Brasil. Mas o governo brasileiro também quer promover oportunidades para investimento nas obras de infraestrutura do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento.

Veja também: Lula não vai a posse de Milei mesmo com carta

A maior parte dos investimentos no país são feitos através do fundo soberano saudita, o Saudi Arabia Public Investment Fund (PIF). Quase USD 3 bilhões já foram investidos apenas este ano, sendo que USD 2.6 bilhões foram para a Vale, através de uma empresa controlada pelo PIF.

Lula e MBS, como o príncipe herdeiro saudita é conhecido, também vão conversar sobre a guerra entre Israel e o Hamas e sobre a entrada da Arábia Saudita no grupo dos Brics.

Na quarta-feira (29), o presidente vai participar de dois seminários empresariais em Riade.

O primeiro deles é a Mesa Redonda Brasil–Arábia Saudita, um evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em conjunto com o Ministério de Investimentos da Arábia Saudita.

À tarde, Lula fará o discurso de abertura do Seminário Embraer, um evento promovido pela empresa de aviação brasileira e que poderá levar a anúncios sobre investimentos na área de defesa.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo