Noticias Sul da Bahia

Hospital de Base apresenta resultados parciais do “Projeto Transformação LEAN”

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), apresentou nesta terça-feira, dia 28, os resultados parciais do Projeto Transformação LEAN, que é a segunda fase do “LEAN nas Emergências”.
Com foco no Centro Cirúrgico, nas Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs), o objetivo do projeto é trazer mais eficiência, buscando a segurança e a qualidade na assistência aos pacientes.

A equipe do Hospital Sírio-Libanês (SP), composta pelo consultor-médico Raimundo Nonato Diniz R. Filho e pelo especialista em processos, Clécio Souza, realizou ao longo de seis meses 10 visitas quinzenais à unidade hospitalar.

Durante esse período foram trabalhadas algumas ferramentas do LEAN, dentre as quais melhorias de processo, mapeamento de fluxo e análises para se fazer um diagnóstico: o Makigami, o Kamishibai, o Huddle no Centro Cirúrgico, o Setup e o Bate Mapa.
Algumas mudanças já são notadas: capacitação da equipe, diminuição do tempo de higiene das salas do Centro Cirúrgico (SETUP) e diminuição nos atrasos de início das cirurgias já. “A ideia foi identificar as oportunidades de melhorias para poder trabalhar, transformando o desperdício em capacidade”, explicou Clécio.

A próxima etapa do Projeto Transformação LEAN é a fase de monitoramento de forma remota pela equipe, que vai acompanhar a sustentabilidade e continuidade de implantação de algumas ferramentas que ainda estão em planos de desenvolvimento: o Kamishibai, implantado no Centro Cirúrgico e cuja implantação foi iniciada nas unidades de internação.

“O time HBLEM tem grandes desafios pela frente que é fazer a sustentabilidade de todas essas ferramentas, mas está empenhado em trazer esses resultados”, declarou Clécio.

A coordenadora do Centro Cirúrgico, Ana Flávia Ribeiro comentou que “o projeto trouxe melhorias para o trabalho da equipe e a valorização na assistência dos nossos pacientes cirúrgicos, ajudando a otimizar o tempo e evitando a suspensão e os atrasos das cirurgias”.

Para o diretor técnico-médico do HBLEM, Paulo Medauar, o projeto veio agregar mais conhecimento e trouxe uma mudança de cultura para o hospital. “O nosso time tem capacidade de buscar melhorias usando a metodologia LEAN. E isso é fruto da gestão do prefeito Augusto Castro, que investe muito na saúde”, declarou.

O “LEAN nas Emergências” é um projeto do Ministério da Saúde e acontece através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com hospitais de excelência do país.

Legenda: Hospital de Base apresenta resultados parciais do “Projeto Transformação LEAN” – Fotos Ascom


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo