Noticias Brasil

Hamas divulga vídeo mostrando entrega de segundo grupo de reféns à Cruz Vermelha

O Hamas divulgou um vídeo que mostra a entrega do segundo grupo de reféns libertados aos funcionários da Cruz Vermelha no sábado (25).

O vídeo é semelhante ao divulgado após a libertação do primeiro grupo de reféns na sexta-feira (24), e consiste em uma série de clipes editados. O arquivo foi publicado nas redes sociais das Brigadas Qassam, o braço militar do Hamas.

A CNN não esteve presente em nenhum dos locais no momento das filmagens dos clipes e não teve controle sobre o conteúdo.

O vídeo mostra várias crianças israelenses sendo entregues a funcionários da Cruz Vermelha, bem como Maya Regev, que mais tarde foi enviada a um hospital para tratamento. Ela é vista caminhando até a traseira de um veículo da Cruz Vermelha de muletas.

Alguns dos reféns estão de mãos dadas, enquanto caminham em direção aos veículos.

Combatentes do Hamas com balaclavas pretas e bandanas verdes estão presentes em todas as transferências, juntamente com funcionários da Cruz Vermelha vestindo jaquetas brancas e coletes claramente marcados com o logotipo da insituição.

Em vários dos clipes, os homens armados acenam adeus aos reféns, que parecem não ter outra escolha senão acenar e sorrir de volta – uma resposta sob coação que provavelmente reflete o alívio que sentiram ao voltar para casa depois de sete semanas em cativeiro.

Outro vídeo mostra os quatro cidadãos tailandeses também sendo escoltados até a Cruz Vermelha e subindo na traseira de um veículo. Eles também parecem estarem se sentindo coagidos a acenar e a fazer o sinal de positivo.

Todos os clipes foram filmados após o pôr do sol e não está claro se os pontos de entrega foram os mesmos de sexta-feira.

Ao contrário do vídeo da primeira entrega do grupo ontem, o clipe contém áudio durante toda a gravação.

Até agora, 41 reféns foram libertados nos primeiros dois dias da trégua:

  • 13 civis israelenses e 11 cidadãos estrangeiros na sexta-feira (24); e
  • 13 israelenses e 4 cidadãos tailandeses no sábado (25)

Israel também divulga vídeo

O exército israelense divulgou um vídeo neste domingo (26) mostrando um ônibus branco transportando os 13 reféns israelenses e quatro tailandeses libertados do cativeiro do Hamas a caminho do Egito para Israel.

“Depois de passarem por uma avaliação médica inicial, eles continuarão sendo acompanhados por soldados das Forças de Defesa de Israel enquanto se dirigem aos hospitais israelenses, onde serão reunidos com suas famílias”, afirmou a nota.

O governo de Israel disse que seis mulheres adultas e sete crianças e adolescentes foram libertadas pelo Hamas no sábado (25), depois de passarem 50 dias em cativeiro, informou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense.

*com informações da Reuters


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo