Noticias Brasil

Gaza: Itamaraty fecha segunda lista de repatriação com 55 nomes

O Itamaraty fechou, nesta segunda-feira (20), uma primeira versão oficial da segunda lista de repatriação da Faixa de Gaza: são 55 nomes. Este número, no entanto, poderá subir nos próximos dias porque novos pedidos têm sido registrados.

Todos os nomes registrados até aqui foram checados pelo governo brasileiro. As embaixadas de representação do Brasil na região já estão sendo comunicadas para que possam solicitar aos governos de Israel e Egito que o grupo seja autorizado a utilizar a passagem de Rafah.

Para fechar essa nova lista, o governo brasileiro ampliou o critério em relação à anterior, quando 32 pessoas foram repatriadas. Agora, avós e irmãos mais velhos foram incluídos. Na primeira lista com 32 pessoas, entraram apenas pais, filhos e cônjuges. Com isso, a maioria dos nomes, desta vez, é formada por palestinos.

Na semana passada, os critérios da segunda lista foram discutidos entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, é preciso que Israel e Egito aceitem os mesmos parâmetros para retirar parentes e brasileiros de Gaza.

Ao receber os repatriados na segunda-feira (13), na Base Aérea de Brasília, Lula recebeu os apelos de brasileiros para que trouxessem familiares de Gaza. Na ocasião, o presidente prometeu esforço.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo