Noticias Bahia

Fortalecimento na segurança proporciona bem-estar das famílias no carnaval do Pelourinho

Foto: Jefferson Dias

O trabalho aliado à tecnologia, com as câmeras de reconhecimento facial, ajudam a tornar o circuito ainda mais seguro. “Ajudam a fazer o mapeamento das pessoas, o quantitativo e a capturar aqueles que têm pendências com a justiça. Outro apoio importante é a integração com a Polícia Civil, que nos passa informações, diariamente, sobre as ocorrências”, afirmou o comandante.

Ainda segundo Ceita, até esta segunda-feira (12) foram registradas apenas cinco ocorrências. “É um carnaval muito tranquilo, onde só tivemos a contabilização de cinco registros, todos sem nenhuma gravidade. Isso reforça o compromisso da PMBA em garantir a segurança dos cidadãos e demonstra o resultado do trabalho preventivo”, destacou.

E foi justamente essa sensação de segurança e tranquilidade que fez com que a auxiliar administrativa Iasmim Santos, de 21 anos, e o esposo, o autônomo Genilson Santos, de 27 anos, escolhessem o circuito Batatinha para apresentar o carnaval de Salvador ao filho, o pequeno Rian Santos, de 2 anos. “Essa sensação de segurança e tranquilidade levou a auxiliar administrativa Iasmim Santos, de 21 anos, e seu esposo, o autônomo Genilson Santos, de 27 anos, a escolherem o circuito Batatinha para apresentarem o carnaval de Salvador ao filho, o pequeno Rian Santos, de 2 anos.”

Quem também aproveitou a tarde desta segunda-feira para se divertir na festa em família no Pelourinho foi a auxiliar de saúde bucal Íris Costa, de 36 anos. Ela trouxe a filha para brincar no espaço. “Aqui a gente encontra outras crianças e famílias com esse mesmo objetivo. É tranquilo, é seguro e ela adora esse clima”, disse a mãe de Amara Costa, de 3 anos.

Ação preventiva

Os Portais de Abordagem estarão presentes durante toda a festa, com 14 Comandos de Zonas de Abordagem nos Circuitos. Dos 42 postos, 7 estarão no Batatinha, 22 no Osmar e 13 no Dodô.

Além do trabalho realizado pela PM de apreensão de objetos ilegais, apreensão de objetos perfurocortantes e perfurocontundentes, as estruturas contam com a tecnologia de captura por reconhecimento facial, e, como novidade no carnaval deste ano, com a contagem da quantidade de pessoas que acessam os circuitos.

Mais uma novidade é que a presença de cães farejadores nesses locais foi intensificada, com apoio do efetivo canino e policial do interior do estado. O trabalho é realizado nos portais de forma alternada e itinerante.

Reforço na segurança da capital

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforçou o policiamento em toda a região circunvizinha à festa. Em Salvador, são 15 Comandos de Área (CA) com a responsabilidade do policiamento dos circuitos Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), onde haverá 14 Zonas de Abordagem de Circuito (ZAC) e 42 Portais de Abordagem.

Foto: Jefferson Dias

A PM também dispõe de equipes de policiamento especial nos bairros de Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Nordeste de Amaralina, Pau da Lima e Paripe, sob responsabilidade de nove Comandos de Área.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo