Noticias Brasil

Forças armadas venezuelanas distribuem à população mapa do país com território da Guiana

A Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela (FANB) está distribuindo para a população mapas do país com a região de Essequibo anexada ao território venezuelano.

Em publicação feita na conta oficial da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) da rede social X, antigo Twitter, a FANB afirma estar distribuindo o “mapa oficial da República Bolivariana da Venezuela, de acordo com o referendo popular de 3 de dezembro”.

“Desde o estado Bolívar, a FANB defende nossa soberania e a vontade do povo assinalada no mapa da República Bolivariana da Venezuela, íntegro e soberano com o nosso território Essequibo”, afirma a GNB na postagem.

No dia 3 de dezembro, em um referendo, a população da Venezuela votou favorável as medidas que podem resultar na anexação da região de Essequibo, atualmente pertencente à Guiana.

Após o resultado da votação, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro afirmou que era um momento de “celebração da grande vitória do povo da Venezuela no referendo consultivo pela defesa da nossa Guiana Essequiba”.

A fronteira do território disputado foi definida em um acordo no ano de 1899, quando a Guiana ainda fazia parte do Império Britânico.

A Venezuela voltou a reivindicar o território nos últimos anos após a descoberta de cerca de 11 bilhões de barris de petróleo e gás na costa da Guiana.

A crise entre a Venezuela e a Guiana repercutiu no exterior, sendo inclusive levada a discussão no Conselho de Segurança das Nações Unidas na última sexta-feira (8).

Em vídeo compartilhado na postagem da GNB, uma militar venezuelana diz que “a pátria hoje, e agora mais do que nunca, é uma só Venezuela”.

*Sob supervisão de Lígia Tuon

Veja também: Lula sinaliza romper com Maduro se Guiana for invadida




Source link

Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button