Noticias Brasil

Entenda a relação entre calor e temporais

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para tempestades e rajadas de vento intensas que vale de sexta-feira (17) a domingo (19). As chuvas devem afetar capital, região metropolitana, litoral e interior paulista.

O cenário sucede a onda de calor que marcou esta semana, com recorde de calor e sensação térmica na casa dos 40ºC na cidade de São Paulo. A CNN ouviu Alexandre Nascimento, meteorologista da Nottus, para explicar essa transição no clima do estado.

“São Paulo viverá um enorme contraste térmico. Especialmente no fim de semana, haverá uma instabilidade muito forte”, explica Nascimento.

Segundo ele, é essa característica que intensifica a ventania: “As rajadas devem fica na casa dos 60 km/h, mas podem chegar a 100 km/h em algumas regiões”. No início do mês, uma das causas da falta de energia que afetou milhares de lares na capital foram as árvores derrubadas pelo vento.

O meteorologista ponderou ainda que a elevação da umidade relativa do ar — habitual em períodos chuvosos –, quando aliada ao calor, faz com que a sensação térmica suba. Essa medida é o ponto de encontro entre a temperatura real e a umidade.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo