Noticias Bahia

Conder promove Feira Cidadã em Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (30)

Os moradores beneficiados pelas intervenções de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga realizadas pelo Governo do Estado, em Lauro de Freitas e parte de Salvador, terão acesso a serviços de saúde, cidadania e lazer no dia 30 de novembro (quinta-feira), das 8h às 14h, na praça do Largo do Caranguejo, em Lauro de Freitas. A Feira Cidadã é promovida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), através do Projeto Técnico Social (PTS), executado pelo Consórcio Ipitanga.

O objetivo da ação é sensibilizar os moradores para a preservação patrimonial e ambiental, além de levar informações e orientações à população sobre os cuidados com a saúde, direitos do cidadão e valorização da cultura local. A programação da Feira Cidadã do PTS Joanes-Ipitanga inclui ações socioeducativas para o meio ambiente, trânsito, consumo consciente de água e combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Instalação de placas educativas nos equipamentos construídos pela obra – Foto: Divulgação

O público terá, ainda, a oportunidade de assistir às apresentações culturais e ter acesso a serviços básicos de saúde, atendimento jurídico e do balcão de oportunidades. No estande do PTS, estarão disponíveis informações em catálogo sobre as intervenções sociais e físicas do projeto de macrodrenagem na região, além de brindes personalizados. 

O público infantil também poderá participar das ações socioeducativas, através de brincadeiras e interações com Pitanguinha, mascote do PTS Joanes-Ipitanga. Na ocasião, será disponibilizado pula-pula e pintura facial para as crianças presentes com seus responsáveis. 

“A Feira Cidadã do PTS Joanes-Ipitanga é o ápice das ações realizadas, pois reúne instituições parceiras, com as quais dialogamos ao longo do projeto, em um espaço de referência e fácil localização para a população. É uma ação de interesse social que proporciona o acesso aos direitos do cidadão, amplia a visibilidade dos serviços ofertados e acolhe as demandas da comunidade, estimulando o exercício da cidadania.” 

Caroline Lima, coordenadora social do PTS

Para ter acesso aos serviços ofertados é importante chegar cedo e assinar a lista disponível nos estandes da Feira Cidadã, pois o atendimento será por ordem de chegada. Os interessados devem levar documento de identificação com foto, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Serviços previstos por instituição

  1. Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) de Lauro de Freitas – Divulgação de serviços e orientações à população;
  1. Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) – Atendimento jurídico com assistência psicossocial; 
  1. Secretaria Municipal de Meio ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) de Lauro de Freitas – Ações socioeducativas e de sensibilização socioambiental; 
  1. Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) – Ações pedagógicas e atividades com público infantil; 
  1. Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Lauro de Freitas – Serviços básicos de saúde; 
  1.  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Lauro de Freitas – Balcão de oportunidades, divulgação de serviços, massagem relaxante e SPA das mãos (vagas limitadas); 
  1. Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) – Atendimentos, orientações ao consumidor, ações socioeducativas, brindes e atividades com público infantil; 
  1. Secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) – Ações socioeducativas e orientações com o Centro de Referência Nelson Mandela.  
Pedágio Educativo Ambiental – Foto: Divulgação

Projeto de Macrodrenagem Joanes-Ipitanga 

O Governo do Estado da Bahia realiza intervenções integradas para o manejo das águas pluviais no Rio Ipitanga e afluentes e no Rio Joanes, nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador, visando reduzir os alagamentos em períodos de fortes chuvas e beneficiar mais de 200 mil pessoas. A partir da concepção de drenagem sustentável, os alagamentos são mitigados com a retenção de água em seis reservatórios de amortecimento (RAs) e do aumento da capacidade do escoamento do Rio Ipitanga, através do aumento da seção de sua calha e do seu desassoreamento. Além disso, o projeto contemplou a retificação e ampliação da capacidade de oito canais de macrodrenagem, localizados em áreas densamente urbanizadas no município de Lauro de Freitas. 

Cinco dos seis reservatórios construídos contam com barramento para contribuir com o escoamento gradativo da água e áreas de urbanização e lazer com diversos equipamentos, como parque infantil, quadra poliesportiva, ciclovia e equipamentos de ginástica. Em períodos chuvosos de grandes intensidades, os portões da área de lazer alagável são fechados por motivo de segurança. 

Projeto Técnico Social (PTS) 

O PTS Joanes-Ipitanga foi desenvolvido como parte integrante da obra de macrodrenagem com o objetivo de manter a comunidade mobilizada e orientada sobre as intervenções sociais e físicas através de escuta qualificada, visando a participação da população. Assim, busca o desenvolvimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental. 

De 2019 a 2023, foram realizados mais de 4.100 atendimentos sociais na sede do escritório em Itinga (Lauro de Freitas) e mais de 100 atividades nos quatro eixos norteadores do projeto. Dentre as atividades realizadas, estiveram os cursos de confeitaria básica, design de sobrancelhas, tranças e dreads, manicure e pedicure, oficina de educação ambiental: da compostagem à horta, teatro para a comunidade, oficina de pintura em sacolas ecológicas, pedágio educativo ambiental, visita à obra pela Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (Caisf) e lideranças, entre outros. 

Curso de Confeitaria Básica – Foto: Divulgação

No site do projeto, estão disponíveis mais informações sobre o histórico das intervenções e atividades realizadas, com fotos, vídeos e notícias publicadas. Clique aqui para acessá-lo.

Fonte: Ascom/Conder/Consórcio Ipitanga


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo