Noticias Sul da Bahia

Comunidade adere à Campanha “Remédio: Não usou, Descartou”, no lançamento em Itabuna

Pela boa receptividade da população, a Campanha “Remédio: Não usou, Descartou”, veio para ficar e trazer alívio ao meio ambiente e a algumas pessoas, a exemplo do aposentado Rosival Bispo, que foi até a Praça José Bastos, na manhã desta terça-feira, dia 22, em busca de informação.
“Estou feliz por essa iniciativa”, disse, ao agradecer pela orientação que recebeu do secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, que lhe explicou sobre o descarte consciente de medicamento vencido ou em desuso.

A campanha é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), com o Grupo Mulheres do Brasil. O objetivo é incentivar a população a descartar corretamente remédios de uso humano que estejam em desuso ou fora do prazo.
Muitas pessoas que tomaram conhecimento pela mídia ou após passarem pela praça aproveitaram para vasculhar bolsas e bolsos e depositar alguns remédios em caixas nas condições descritas coletoras disponibilizadas pela Prefeitura de Itabuna. A partir desta quinta-feira, o descarte pode ser feito em qualquer uma das unidades de saúde da atenção primária do município.

A secretaria municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ao abrir oficialmente a campanha, disse que nesse primeiro momento é preciso conscientizar a comunidade itabunense sobre a importância do descarte responsável de remédios vencidos e também sobre o armazenado adequado daqueles medicamentos de uso contínuo usados por portadores de hipertensão arterial ou diabetes, por exemplo.

“O prefeito Augusto Castro deu um importante passo ao abraçar essa campanha, cujo maior objetivo é a preservação do meio ambiente, além de garantir a saúde da nossa população”. A titular da Secretaria Municipal de Saúde disse também que a ação será permanente como em qualquer outro serviço de reciclagem.

O coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Wanderley Júnior, também reforçou a importância da campanha. Ele destacou que o trabalho inicial será de ampla divulgação e conscientização da comunidade.

“A partir desse Dia D, a gente espera que haja adesão em massa da população, pois assim vamos garantir uma saúde plena do meio ambiente e de todas as famílias itabunenses”, finalizou.

Também participaram do lançamento da Campanha “Remédio: Não usou, Descartou”, a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, e representantes da Associação dos Agentes Ambientais de Itabuna, CDL, Conselho Municipal de Saúde, faculdades UNEX, ANHANGUERA e UNIASSELV, Grupos Mulheres do Brasil, e os comitês de Saúde, Educação e de Sustentabilidade, além da coordenação da Vigilância Sanitária do Meio Ambiente e Farmácias Velanes.


Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo