Noticias Brasil

Avião de Zelensky faz parada em Brasília para reabastecer antes de ir à posse de Milei

A aeronave que leva a Buenos Aires o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma parada no Brasil na noite deste sábado (9).

Segundo apurou a CNN, o avião pousou na base aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasília às 20h15. O motivo da parada foi o reabastecimento da aeronave. Às 22h15, o avião decolou novamente.

Zelensky estará na posse do novo presidente de Argentina, Javier Milei. A cerimônia acontece neste domingo (10).

Mais cedo, no X (ex-Twitter), Zelensky publicou mensagem dizendo que estava “a caminho da Argentina”. Será a primeira visita dele a um país da América Latina desde que assumiu a Presidência da Ucrânia.

Antes de seguir rumo à Argentina, Zelensky esteve em Cabo Verde, na África, em encontro com o primeiro-ministro Ulisses Correia.

Veja outros líderes mundiais confirmados na posse:

Luis Lacalle Pou, Uruguai

O presidente do Uruguai é um dos líderes que confirmou presença neste domingo (10). Lacalle Pou viajará a Buenos Aires neste sábado (09), segundo a comunicação da Presidência.

Gabriel Boric, Chile

A presença de Gabriel Boric foi confirmada na semana passada pela ministra da Secretaria-Geral de Governo, Camila Vallejo. “A decisão foi tomada, o presidente representa o Estado do Chile e, como sempre foi feito, estará presente”, disse Vallejo.

“É um padrão que o presidente tem para todos os casos: construir e fortalecer as relações diplomáticas do Estado com todos os países, independentemente de estarmos ou não aliados a um determinado governo”, afirma a secretária-geral.

Santiago Peña, Paraguai

Santiago Peña será um dos líderes presentes na cerimônia, conforme confirmou o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano. “O presidente Peña aceitou o convite do presidente Javier Milei para participar da cerimônia de posse no dia 10 de dezembro em Buenos Aires”, disse Lezcano a uma mídia local.

Daniel Noboa, Equador

O recém-eleito Daniel Noboa também estará presente na cerimônia deste domingo (10), conforme confirmado à CNN pela Secretaria-Geral de Comunicação da Presidência (SECOM).

Viktor Orbán, Hungria

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, foi um dos que confirmou presença no domingo (10), por meio de uma mensagem no X (antigo Twitter). “Recentemente conversei com Javier Milei e o parabenizei pela sua impressionante vitória nas eleições presidenciais argentinas. Estou ansioso para começar a trabalhar com um verdadeiro patriota! Vejo vocês na posse em Buenos Aires”, diz a postagem.

Renato Florentino Pineda, Honduras

O vice-presidente de Honduras viajará a Buenos Aires em nome da presidente Xiomara Castro, segundo um comunicado da presidência.

Rei Felipe 6º da Espanha

A presença do monarca espanhol, Felipe VI, foi confirmada na semana passada, segundo a agência de notícias Télam.

*Com informações de Elijonas Maia e Daniel Rittner




Source link

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo